Atibaia registra menor índice de mortalidade infantil de sua história

Segundo IBGE, em 2017 coeficiente de mortalidade infantil foi de 12,8 óbitos para cada mil nascidos vivos no Brasil; Em 2018 Atibaia registrou coeficiente de 4,7.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Sistema Único de Saúde, o SUS, Atibaia registrou uma estatística que representa evolução na área de saúde: a cidade alcançou o menor índice de mortalidade infantil já registrado em sua história.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2017 (último levantamento divulgado pelo órgão) o Brasil registrou um coeficiente de mortalidade infantil de 12,8 óbitos de menores de um ano de idade para cada mil nascidos vivos no país.

Em Atibaia, no ano de 2018, o coeficiente de mortalidade infantil foi de 4,7 óbitos de menores de um ano para cada mil nascidos vivos (estatística que também leva em conta hospitais particulares da cidade).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma série de fatores contribuiu para a redução dos índices. Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura promoveu melhorias nas Unidades de Saúde; reestruturou o atendimento na Atenção Básica e especialidades; e organizou a rede, articulando e integrando serviços ambulatoriais e hospitalares.

Além disso, o Executivo aplicou recursos na contratação de novos profissionais, na aquisição de equipamentos, na informatização da rede e na realização de ações e campanhas de prevenção e promoção da saúde. A Prefeitura também direcionou atenção aos servidores, oferecendo diversas capacitações técnicas para os funcionários; e, em especial, destinou investimentos em atenção à gestante, aos serviços de pré-natal, parto e pós-parto e aos cuidados com recém-nascidos em todo o município.

“A redução no índice de mortalidade infantil no decorrer dos últimos anos e esse registro histórico, da menor estatística já registrada na cidade, são resultados de todo um planejamento, investimento e gestão que a Administração Municipal vem realizando. E nosso objetivo continua sendo proporcionar cada vez mais saúde e qualidade de vida à população”, ressaltou o prefeito em exercício, Emil Ono.

 

Deixe uma resposta