Papa Francisco está considerando experimentar o veganismo nesta Quaresma

Antes de viajar ao Vaticano, a jovem ativista escreveu ao papa Francisco por email, pedindo que ele experimente o veganismo nesta Quaresma.

Na manhã de ontem (20), Genesis Butler, a ativista vegana de 12 anos, participou de uma audiência geral com o papa Francisco e no dia anterior ela teve uma reunião com o padre Paweł Ptasznik, no Vaticano.

Na reunião com o padre Ptasznik, Genesis falou sobre a campanha Million Dollar Vegan, que combate às mudanças climáticas com uma mudança de dieta. Ela agradeceu-o por recebê-la, contou-lhe sobre seu amor pelos animais e como precisamos mudar nosso comportamento para protegê-los e ao planeta em que vivemos. Padre Ptasznik respondeu: “Somos todos responsáveis pela nossa Terra, eu concordo com suas palavras.”

Genesis falou com tanta integridade e paixão que o padre aceitou ser seu mensageiro e levar a carta dela, assinada por dezenas de celebridades, pesquisadores e influenciadores, assim como a petição assinada por dezenas de milhares de pessoas, diretamente ao papa Francisco. Padre Ptasznik também pediu o endereço da jovem ativista e pediu que ela espere uma resposta do papa.

Durante a audiência geral de ontem (20), o papa Francisco reconheceu Genesis e sorriu em resposta à sua pergunta: “O senhor vai experimentar o veganismo nesta Quaresma?” Como faltam apenas duas semanas para esse período, ela espera receber uma resposta do pontífice em breve. Enquanto isso, continua a buscar o apoio do público e de outras crianças ativistas em todo o mundo, que recentemente ganharam manchetes mundiais por combaterem às mudanças climáticas.

Antes de viajar ao Vaticano, a jovem ativista escreveu ao papa Francisco por email, pedindo que ele experimente o veganismo nesta Quaresma. A campanha Million Dollar Vegan também garantiu cobertura na imprensa de diversos países – incluindo uma carta aberta escrita por Genesis e pela equipe Million Dollar Vegan e que foi publicada em 15 dos principais jornais do mundo.

“Foi uma honra ser reconhecida pelo papa Francisco durante a audiência no Vaticano hoje, e também ser recebida pelo padre Ptasznik ontem para discutir minhas esperanças de combater às mudanças climáticas e ajudar os animais. Estou ansiosa para receber uma resposta à minha carta e espero que o papa Francisco concorde em experimentar o veganismo nesta Quaresma”, conta Genesis.

A campanha Million Dollar Vegan quer destacar os impactos da pecuária, que tem mais influência* sobre o aquecimento global do que as emissões dos combustíveis de todos os transportes do mundo. A atividade também é uma das principais causas do desmatamento e da perda de biodiversidade, além de causar sofrimento a bilhões de animais. O papa Francisco demonstrou preocupação com esses temas na sua carta encíclica de 2015, Laudato ‘si, mas o que talvez o pontífice não saiba é que há uma atividade humana impulsionando essa destruição: a pecuária.

Matthew Glover, CEO da Million Dollar Vegan e co-fundador do Veganuary, comenta: “O futuro do nosso planeta está em risco e nossos líderes mundiais têm a responsabilidade de tomar medidas urgentemente. Receber uma resposta do Vaticano mostraria que o papa Francisco está empenhado em ajudar a combater às mudanças climáticas, o desmatamento, a perda de espécies e em prevenir o sofrimento de bilhões de animais. Ele pode fazer tudo isso escolhendo experimentar o veganismo nesta Quaresma e, mais do que isso, encorajando o mundo a fazer o mesmo.”

O desafio Million Dollar Vegan está encorajando todos a experimentarem o veganismo nesta Quaresma e para isso produziu e adaptou para a cultura e idioma de cada país o seu Guia de Veganismo para Iniciantes, que pode ser baixado em em www.milliondollarvegan.com/pt-br/ Ele contém informações úteis sobre como experimentar o veganismo, incluindo conselhos nutricionais, sites de receitas, produtos veganos, livros e filmes inspiradores e dicas para quando precisar comer fora.

Um time de celebridades, ambientalistas, pesquisadores, esportistas e profissionais de saúde apoia a campanha: Paul McCartney, Luisa Mell, Moby, Alana Rox, Joaquin Phoenix, Sonia Abrão, Christopher Von Uckermann, Ellen Jabour, Brigitte Bardot, Woody Harrelson, Evanna Lynch, o fisiculturista Paru, o ambientalista Yann Arthus-Bertrand, o pesquisador Joseph Poore, a nutricionista Alessandra Luglio e os médicos Neal Barnard e Caldwell Esselstyn, entre muitos outros.

Deixe uma resposta