O que estamos fazendo com os jovens?

Minha mãe já falava em superproteção das novas gerações. E até hoje ouço falar desse problema, que a mídia tangencia de vez em quando. Em 2007 o psicanalista belga Jean Pierre Lebrun esteve no Fronteiras do Pensamento (já citado nesta coluna) para alertar pais e professores sobre a importância de ensinarem os jovens a falhar. Este é o tema da entrevista mais lida e compartilhada do projeto.
Em 2015, The Atlantic publicou um artigo que ia no mesmo sentido. The Coddling of the American Mind [A Superproteção da Mente Americana] se tornou um dos cinco textos mais lidos na história da revista. Escrito por um psicólogo e um advogado, o texto amplia o debate sobre a fragilidade dos jovens e compila incontáveis situações reais que, até poucos anos, pareceriam surreais.
A premissa básica de The Coddling of the American Mind é que distorcemos completamente a ideia de educação. Os princípios e valores que nortearam os grandes filósofos (de Buda a Marco Aurélio) foram simplesmente invertidos. São estas Grandes Inverdades, nos termos dos autores, que estamos ensinando aos jovens atuais. Ou seja, estamos ensinando sofrimento e ignorância às novas gerações. O preço disso é uma geração frágil e vulnerável, incapaz de dissociar razão e emoção. Incapaz de pensamento. Uau! Então, o
As três Grandes Inverdades: 1 – A inverdade da fragilidade – “Aquilo que não te mata te enfraquece” (evite a dor, a luta, os desafios e os conflitos); 2 – A inverdade do raciocínio emocional – “Sempre confie em seus sentimentos” (evite a capacidade de discernimento); e 3 – A inverdade do nós x eles – “A vida é uma batalha entre bons e maus” (evite a compreensão da complexidade humana).
O resultado destes graves equívocos é a incapacidade de buscar conhecimento. Esta educação invertida, alertam os Lukianoff e Haidt, pode ser mais claramente percebida na Academia, mas inicia já na primeira infância. O que temos então? Jovens sofrendo de ansiedade, fragilidade, depressão, ódio, raiva, incapacidade de se relacionar e de compreender a vida.
Vamos voltar a este assunto, que está cobrando muito a nossa atenção. Obrigado!

Deixe uma resposta