Vereadores visitam ateliê do ceramista Shugo Izumi, no bairro do Tanque

Especializado em louça japonesa, artista e artesão receberá Moção de Congratulações dos vereadores no próximo mês

Na manhã desta quinta-feira (22), a presidente da Câmara Roberta Barsotti e o vereador José Carlos Machado visitaram o ateliê do ceramista Shugo Izumi, no bairro do Tanque. Izumi é um dos principais profissionais de sua área no Brasil, especializado em louças utilizadas em restaurantes japoneses e na arte do bonsai.
Nascido no Japão em 1949, Shugo Izumi veio para o Brasil em 1975, quando começou a aprender cerâmica, inicialmente na cidade de Cunha (interior de São Paulo) e posteriormente em Atibaia. Shugo montou seu ateliê em 1980, já no Tanque, e trabalha atualmente com sua esposa, Hamako, e seu filho, Rafael. Já realizou diversas exposições, sendo a última a mostra “Juntos e Misturados”, no Centro de Convenções Victor Brecheret em julho deste ano.
O ceramista explicou aos vereadores todo o funcionamento de sua produção artesanal: desde o recolhimento e o tratamento do barro, passando pela criação dos objetos e a queima destes no forno – construído exclusivamente para este fim –, até seu tratamento final. Em sua obra há uma variedade de poemas em ideogramas desenhados um a um – enigmáticos mantras do artista que conhece todos os seus significados.
“O trabalho de Izumi é formidável e merecidamente reconhecido em diversas galerias e restaurantes do país. Foi uma visita encantadora, onde não apenas apreciei muitas obras de arte, como também aprendi muito sobre a arte”, afirmou Roberta Barsotti.
Machado também elogiou o trabalho do artista: “Izumi é uma das maiores personalidades de nossa cidade. Um exemplo de trabalhador e artista que, sem dúvida, contribuiu muito para o desenvolvimento do bairro do Tanque”.
O artesão e artista receberá uma Moção de Congratulações, apresentada pelos dois vereadores, no próximo dia 10 de dezembro, às 19h, na Câmara Municipal juntamente com os senhores Akimasa Ayoama, Koichi Nakazawa e Nelson Takao Yoshida.

Deixe uma resposta