Atibaia terá III Encontro Territorial da União no Schoenstatt

A infraestrutura dessa reunião é preparada para acolher 145 casais e mais de 200 filhos

“A Igreja é família de famílias, constantemente enriquecida pela vida de todas as igrejas domésticas” (AL, 87). Essas são palavras do Papa Francisco que traduzem o anseio da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt. Como marco de seus 25 anos, nos dias 16, 17 e 18 de novembro acontece, em Atibaia, o III Encontro Territorial da União, um encontro nacional de famílias.
A infraestrutura dessa reunião é preparada para acolher 145 casais e mais de 200 filhos, de cidades que vão desde Brasília/DF até Santa Maria/RS. Cerca de 500 pessoas, entre pais, jovens, adolescentes e crianças da comunidade estarão presentes. A União é uma comunidade de vida, vinculada ao Movimento Apostólico de Schoenstatt. Os casais e filhos formam uma rede de comunhão e desejam, sempre mais, estreitar os vínculos e estarem unidos um no coração do outro, por isso se dá a realização desse encontro.
“É um encontro em nível territorial, portanto, participará mais de 80% das famílias da União Apostólica de todo o Brasil. Muito amor, dedicação e desprendimento estão envolvidos nos preparativos desse grande evento, que tem como principal objetivo proporcionar o encontro, a convivência e a partilha das famílias da União Apostólica do Brasil”, salientam os dirigentes da comunidade no país, Gines e Bernadete Ponce, de Londrina/PR.
Pais e filhos
O Encontro todo será permeado pelo espírito expresso no lema: “Contigo Pai, construímos a União, fiéis à origem”. Os dirigentes da Região São Paulo, Sidônio e Claudia Lopes, explicam que “a fidelidade às nossas origens nos torna intimamente unidos à Mãe de Deus, ao nosso Fundador e ao Santuário, nos garantindo a confiança de uma estreita ligação com a Igreja”. Eles também salientam: “O Encontro Territorial nos ajuda a superar as dificuldades de um país continental, favorecendo o crescimento em unidade. É um evento muito esperado por todas as famílias. Tudo isso traz em nossos corações a certeza de que ser da União é a melhor coisa do mundo”.
Uma programação paralela envolverá as crianças e os jovens, para que sintam o valor e a força da família em suas vidas. Brincadeiras, cantatas, vivências, jogos… tudo levará a um ambiente de unidade e alegria familiar. “Serão, com certeza, sob as graças e o cuidado especial de nossa Mãe, momentos preciosos para as famílias de nossa comunidade”, dizem Gines e Bernadete.
Programação
A Santa Missa de abertura será às 14 horas, no dia 16 de novembro. No dia seguinte, 17, os pais partem em uma peregrinação pelos Santuários de Schoenstatt de São Paulo/SP (Vila Mariana e Jaraguá) e de Caieiras/SP. Os filhos terão atividades próprias por faixa etária. À noite haverá a renovação dos votos matrimoniais e a comemoração dos 25 anos da comunidade.
A Santa Missa de encerramento, no dia 18, terá a presença de toda a Família de Schoenstatt, que se une aos casais para renovar a Aliança de Amor. Será celebrada às 11 horas, na Tenda dos Peregrinos.
Estrutura
A União conta, atualmente, com 177 famílias distribuídas em 30 Cursos (pequenos grupos de formação) nas três regiões: Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. O primeiro Encontro Territorial aconteceu em Curitiba/PR, no ano de 2009, e o segundo foi no ano de 2013, em Santa Maria/RS. Com esse novo reencontro, desejam cada vez mais viver e concretizar seu ideal nacional: Família Santa do Pai, Tabor para o Mundo.
Mais informações
III Encontro Territorial da União de Famílias de Schoenstatt
16, 17 e 18 de novembro
Santuário de Schoenstatt de Atibaia (Rod. Dom Pedro, Km 78)

Deixe uma resposta