Alunos da Fatec Bragança Paulista criam sistema para alertas de incêndios florestais

Projeto Space Hero foi o segundo colocado no Nasa Space Apps Challenger é considerado o maior hackathon do mundo

Implementar um novo método de alertas de incêndios e mapear situações de risco com base em dados da Nasa é a proposta do Space Hero, projeto de cinco alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Bragança Paulista. O trabalho dos estudantes ficou em segundo lugar no Space Apps Challenger, considerado o maior hackathon do mundo,realizado entre os dias 19 e 21 de outubro na Fatec Osasco.

A equipe integrada por Alexandre Barbosa, Eric Mizuta, Luiz Guilherme Priolli, Marcos Ewbank e Otavio Glycerio, estudantes do curso superior tecnológico de Gestão da Tecnologia da Informação, criou um web app, um tipo de site que usa tecnologias de browsers para rodar de forma parecida com um aplicativo, que pode ser acessado via portal e celular. A proposta do projeto é evitar queimadas como as que costumam atingir o cerrado brasileiro, visando reduzir o tempo de alerta sobre incêndios de horas para alguns minutos.

Para isso, o grupo decidiu utilizar o crowdsourcing, ou seja, fazer com que os próprios usuários criem os alertas em troca de créditos, brindes ou doações. O sistema faz uma validação em duas etapas, o que garante que apenas avisos reais sejam emitidos. Ao receber a notificação, quem estiver em área de risco recebe informações para evacuação, desvio ou ação de socorro)

O web app permite que o usuário acesse duas opções: reportar um princípio de incêndio e verificar situações de risco. Além disso, o projeto disponibiliza um histórico de incêndios na região e o impacto causado ao meio ambiente pelas queimadas.

“Não queríamos fazer apenas um produto, mas algo que realmente pudesse mudar o mundo e ajudar pessoas”, afirma Luiz Guilherme. “Dependendo da área afetada e das condições meteorológicas no momento do alerta, é possível poupar mata nativa, patrimônio e, principalmente, milhares de vidas.”

Desastres ambientais

A mesma ferramenta poderia ser utilizada na prevenção dos incêndios florestais que atingem anualmente a região da Califórnia, nos Estados Unidos. Em agosto, queimadas arrasaram cerca de 230 mil hectares de área verde na região. O Space Hero também pode servir de alerta para ajudar a recuperar os estragos provenientes do rompimento da barragem de rejeitos de minério da Samarco, que destruiu cidades de Minas Gerais e Espírito Santo em 2015.

Com o resultado no hackathon, o trabalho vai passar por um plano de aceleração em uma empresa especializada no crescimento de startups. Enquanto o projeto passa por uma análise da aceleradora, os estudantes continuam trabalhando no desenvolvimento do sistema, que deve ser lançado em 2019.

Em dezembro, o Space Hero será avaliado por profissionais da Nasa. Se for eleito como o melhor projeto no mundo, os alunos da Fatec Bragança Paulista receberão um convite para visitar o Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos. A agência espacial americana anunciará os vencedores em janeiro do próximo ano.

Deixe uma resposta