Enem terá segunda aplicação no próximo domingo

A divisão das provas em dois finais de semana foi implementada no ano passado como forma de garantir aos candidatos mais tranquilidade e tempo

Alunos de Atibaia e região se mobilizaram no último domingo, 4 de novembro, para a primeira sequência de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. A segunda aplicação do Enem 2018 ocorre no próximo domingo, 11 de novembro. A divulgação dos gabaritos se dará em 14 de novembro, sendo os resultados publicados em 17 de janeiro de 2019.
O primeiro dia do Enem teve provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação (com tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”). No próximo domingo, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
A divisão das provas em dois finais de semana foi implementada no ano passado como forma de garantir aos candidatos mais tranquilidade e tempo para realização das questões. O exame acontece em 1.725 municípios brasileiros, 70 deles de difícil acesso, com 5.513.726 inscritos.
A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressos 11,5 milhões de provas. Doze cadernos de questões diferentes e uma videoprova em libras garantem acessibilidade. Mais de 600 mil pessoas, em todo o Brasil, estão por trás da realização desta prova.
VEJA AS DICAS DO MEC
Entre as dicas do Ministério da Educação para os candidatos, está o que levar: “Fique atento aos itens obrigatórios e proibidos no dia das provas. Todos os alunos devem levar, além do documento de identificação, uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, está vetado o uso de canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta. É aconselhável também portar o cartão de confirmação de inscrição”.
O MEC também alerta que é proibido levar qualquer material impresso (livros, apostilas), borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados e imagens, vídeos e mensagens, óculos escuros, relógio, chapéus, gorros e bonés.
GUARDAR OS OBJETOS
Antes de entrar na sala, o candidato deve guardar os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, fechando o lacre e deixando-o debaixo da sua cadeira. Não deve esquecer de conferir seus dados no cartão-resposta ou folha de redação e se certificar de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou página em seu caderno de questões.
Mais uma dica: “É possível se alimentar e hidratar durante as provas, mas é importante o candidato saber que os produtos poderão ser verificados a qualquer momento. O Inep recomenda que, nesse caso, o estudante leve alimentos de fácil manuseio e não exagere no consumo”.

Deixe uma resposta