Rotary de Atibaia lembra o Dia Mundial de Combate à Pólio

Os rotarianos já angariaram US$ 240 milhões e mobilizaram milhares de voluntários para colaborar em campanhas nacionais de imunização.

Definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 24 de outubro é considerado como o Dia Mundial da Pólio. É um dia para se lembrar de que a Paralisia Infantil é uma doença que ainda assola algumas comunidades pelo mundo. O Rotary Club Internacional tem como principal bandeira a erradicação dessa doença por meio da campanha END POLIO NOW, (TERMINAR POLIO AGORA).
Nos últimos 30 anos, os rotarianos já angariaram US$ 240 milhões e mobilizaram milhares de voluntários para colaborar em campanhas nacionais de imunização, e atividades de erradicação da poliomielite no mundo inteiro. Mais de dois bilhões de crianças em 122 países já foram e estão imunizadas.
Com um progresso incrível, a doença que assolava essas nações, hoje, graças ao esforço de todos os rotarianos e parceiros se resume em apenas três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.
Fundado há quase 42 anos, o Rotary Club de Atibaia é uma Organização Não Governamental (ONG) que atua em sintonia com o Rotary Internacional.
Ao seguir a orientação daquela entidade internacional, o Rotary daqui, por meio de seus 35 companheiros, vem colaborando com a comunidade através da realização de campanhas voltadas para Saúde, Cultura, Cidadania entre outras, focadas principalmente em pessoas ou entidades carentes.
Recentemente se engajou na campanha de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, bem como e principalmente no combate à paralisia infantil, distribuindo panfletos em praças, mercados e feiras, colocando faixas pela cidade e também com a visita do personagem Zé Gotinha, tudo para lembrar aos pais a importância da vacinação de seus filhos. Vale lembrar que se trata de uma campanha estadual e, levada a termo pelo município por meio de toda a rede de postos de saúde e seus integrantes.
Mas, como nada se faz sozinho, o clube conta com a forte participação e apoio das senhoras, esposas ou não dos rotarianos, na Casa da Amizade.
Fundada em 1976, a partir da fundação do Rotary Club de Atibaia, é uma entidade organizada, sem fins lucrativos, que apoia os objetivos do Rotary e auxilia a comunidade carente da região.
“Estamos sempre pensando em ampliar nossas ações”, diz o presidente José Carlos Carvalho de Souza. “Para isso, desejamos ampliar nosso quadro de associados. Quem quiser participar é só nos procurar na alameda Lucas Nogueira Garcez, 2079, ou contatar um rotariano ou uma senhora da Casa Amizade. Se preferir, acesse o site www.rotaryatibaia.com.br“, complementa.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Atualmente, o Rotary Club Internacional é composto por um milhão e duzentos mil associados. Começou com a visão de um homem: Paul Harris. Advogado de profissão, formou o Rotary Club de Chicago em fevereiro de 1905, para que profissionais de diferentes setores pudessem interagir, fortalecer seus vínculos de amizade e ajudar diferentes comunidades. Hoje são mais de 35 mil clubes em todos os continentes.
O nome “Rotary” surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado. Seja qual for o significado do Rotary para cada rotariano, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar.
É uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades.
Com dedicação, energia e inteligência, os rotarianos ajudam a humanidade há mais de 113 anos. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, saúde, paz ou recursos hídricos, estão sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor.

Deixe uma resposta