Iniciando o balanço da série – I

Monumentos de Atibaia

Os monumentos, marcos históricos e turísticos, estão esquecidos em Atibaia. O jornal O Atibaiense realizou uma série de artigos, que chega hoje ao décimo quarto texto, com o objetivo de levantar esses marcos, começando pelo centro da cidade.
Hoje, iniciamos o balanço da série para caminhar rumo ao fechamento do trabalho. A coordenação deste jornal identificou que há desmobilização por parte das famílias dos homenageados. Ou seja, os familiares de personalidades destacadas não manifestaram, ao longo destas 14 semanas de publicação, um mínimo de interesse na conservação e revitalização dos monumentos.
A crise econômica e a falta de uma política de incentivo à memória local podem explicar, pelo menos parcialmente, essa atitude ou falta de atitude. Por outro lado, em nenhum momento a Prefeitura, por sua Secretaria Municipal de Cultura, expressou intenção de abraçar a causa. A impressão sobre o Poder Executivo é de que existem muitos eventos, distribuídos ao longo do ano, consumindo o tempo e a inteligência dos servidores da Pasta.
Falta à Secretaria de Cultura uma programação para além dos eventos semanais ou mesmo diários. Ou seja, ainda não se chegou à consolidação de programas permanentes de incentivo aos artistas; e de programas permanentes de pesquisa, organização e apresentação da história cultural de Atibaia, com edição de livros e realização de exposições itinerantes. Os shows, as mostras individuais e as parcerias com organismos como o Sesc esgotam as energias da equipe da secretaria. É lamentável, mas é a realidade.
Um dos aspectos mais importantes deste balanço é que os monumentos estão, no geral, abandonados, esquecidos, maltratados, pichados e destruídos. Por outro lado, uma esperança chegou da Câmara de Atibaia. O vereador Tiãozinho da Farmácia, atendendo a sugestão de editorial publicado neste jornal, apresentou o projeto de lei nº 47/18, que dispõe sobre a autorização da Prefeitura para celebração de termos de cooperação com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil, tendo por objeto o restauro e a conservação de monumentos no município de Atibaia.
O projeto está em tramitação. Opiniões e sugestões podem ser enviadas ao jornal O Atibaiense. Continuamos o balanço na próxima semana.

Deixe uma resposta