Hoje é comemorado o Dia do Professor

O Atibaiense – Da redação

No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, Imperador do Brasil, decretou a lei responsável pela criação do ensino elementar no Brasil, que chamou “Escola de Primeiras Letras”. Todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.
A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data e também traçar novos rumos para o ano seguinte. Essa data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo decreto federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O decreto define a razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. Em nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

MENSAGEM AOS MESTRES
Mensagens para o Dia do Professor se tornaram comuns, como esta: “Querido professor, obrigado pela dedicação, paciência e companheirismo ao longo de todos esses anos de ensino. Sabemos que às vezes não me comporto muito bem (falo alto, durmo ou jogo bolas de papel nos colegas), mas com certeza sei que o meu futuro depende muito de ti! Obrigado por estar me ajudando a construir o meu amanhã”.
O grande problema em relação ao exercício do professorado é a desvalorização da profissão. Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem, em alguns casos, com baixos salários, precárias condições de trabalho e com trabalho excessivo. Além disso, destacam-se outros fatores, como a indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. Essa realidade se reflete no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibular e Enem deseja ingressar em carreiras relacionadas com licenciatura ou pedagogia.

RESPONSABILIDADE TRANSFERIDA
Segundo o Brasil Escola, soma-se a esses fatores o peso que, muitas vezes, o professor carrega em educar os estudantes; não raro, as famílias transferem essa responsabilidade para a escola. Segundo o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, há uma diferença nem sempre muito nítida entre “educar” e “escolarizar”, sendo a primeira uma responsabilidade dos pais e da família e a segunda a função do professor e da escola.
Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. Vale lembrar que a função do professor não é transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.

Deixe uma resposta