Espetáculo com causos é a atração do feriado em Atibaia

O espetáculo foi contemplado pela Funarte com o Prêmio Mais Cultura do Edital de Microprojetos da Bacia do Rio São Francisco

Marcelino Luciano Ramos, ator e diretor da Estandarte Cia de Teatro, chega nesta semana em Atibaia para apresentar o seu espetáculo Causos de Brasêro. Será nos dias 2 e 3 de novembro, às 20h, no Ata Cultural, que fica no Balneário. Os ingressos podem ser adquiridos na Livraria Nobel.
Em Minas Gerais, a arte de narrar histórias – algumas verdadeiras e muitas temperadas com elementos fantasiosos – é uma das características marcantes daquilo que convencionou-se chamar de “mineiridade”. Que o diga Riobaldo Tatarana em O Grande Sertão Veredas. No livro, Guimarães Rosa estrutura a narrativa de seu épico romance, com base nos causos proseados por seu célebre personagem.
Em Ouro Preto, região central de Minas, a Estandarte Cia. de Teatro desempenha extensa pesquisa acerca do rico universo da cultura oral brasileira e da coleta de histórias relatadas por personagens anônimos, ilustres figuras do interior. Como resultado dessa investigação, o grupo idealizou o espetáculo Causos de Brasêro.
Contemplado pela Funarte com o Prêmio Mais Cultura do Edital de Microprojetos da Bacia do Rio São Francisco, o espetáculo cênico-musical reúne belos e divertidos causos, contados por esse típico mineiro, orgulhoso de ser nascido e criado entre as montanhas. O ator e diretor Marcelino Ramos, intérprete do personagem central da peça, brinca que todo o brasileiro adora ouvir e contar causos, mas os mineiros, em exceção à regra, são viciados. “Experimentar a vida, tendo a memória como fio condutor, é onde se encontra a essência de Causos de Brasêro”, diz Marcelino.

Deixe uma resposta