Denúncia de crime contra animais pode ser feita pela internet

A Depa está à disposição da população para denúncias de crimes ocorridos no Estado de São Paulo.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) disponibiliza à população um atendimento gratuito on-line para denúncias de crimes contra os animais. Por meio da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), o cidadão poderá realizar sua denúncia num ambiente seguro e com total tranquilidade, ressaltou nesta quinta-feira (25) o deputado Edmir Chedid (DEM).
A Depa está à disposição da população para denúncias de crimes ocorridos no Estado de São Paulo. De acordo com o parlamentar, é necessário realizar a identificação para fazer a denúncia, sendo que o sigilo dos dados será totalmente preservado caso o interessado opte pela privacidade no momento do cadastro da denúncia. “Esta é mais uma ferramenta contra o crime”, complementou.
Edmir Chedid explicou que as providências tomadas pela polícia poderão ser acompanhadas por meio do número de protocolo gerado após a efetivação da denúncia, juntamente com o número do CPF do denunciante informado. “O andamento das investigações realizadas pela Polícia Civil, em qualquer município do Estado de São Paulo, fica à disposição do denunciante no site”, garantiu.
Na ocasião, Edmir Chedid lembrou que a falsa comunicação de fatos à Polícia Civil é crime, com pena prevista no Art. 340 do Código Penal Brasileiro. “Ainda há poucos profissionais designados às investigações dos crimes contra animais. Por isso, é importante que o denunciante esteja ciente das informações e que seja o mais preciso possível a fim de garantir agilidade à Polícia Civil”, disse.

SERVIÇO
http://www.ssp.sp.gov.br/depa

Delegacia Especializada
A Polícia Civil do Estado de São Paulo também possui a Divisão de Investigação sobre Infrações de Maus-Tratos a Animais e demais Crimes contra o Meio Ambiente. A delegacia especializada, criada com o apoio da Assembleia Legislativa (Alesp), foi instituída há cerca de cinco anos a partir do crescente número de denúncias realizadas pela população (funciona 24h por dia, todos os dias).
A divisão é composta por duas unidades com profissionais treinados e está vinculada ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPCC), que fica no centro da capital. “O órgão é responsável pela investigação de crimes de abusos, maus-tratos e demais atos de crueldade contra animais, além de outras infrações contra o meio ambiente cometidas no Estado”, finalizou Edmir Chedid.

SERVIÇO
Divisão de Investigação sobre Infrações de Maus-Tratos a Animais
Avenida São João, 1.247. Centro – São Paulo/SP
Funcionamento 24h
Telefones: 181 | 11.3338 0155 e 11.3338 1380

 

Deixe uma resposta