1º Fórum de Políticas Culturais discute projetos para desenvolvimento do setor

O fórum representará mais uma oportunidade para o diálogo e a propositura de políticas públicas e diretrizes que incentivem o desenvolvimento de projetos culturais no município.

A discussão e construção de políticas públicas voltadas à área da Cultura estará em foco no próximo dia 21 de outubro, quando a Prefeitura da Estância de Atibaia realizará o 1º Fórum de Políticas Culturais. O evento será realizado no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, das 9h às 18h, contará com palestras e debates na programação e terá entrada gratuita ao público, com vagas limitadas à capacidade do auditório e direcionamento para o setor artístico.
Segundo a Secretaria de Cultura e Eventos, o fórum representará mais uma oportunidade para o diálogo e a propositura de políticas públicas e diretrizes que incentivem o desenvolvimento de projetos culturais no município. Além disso, o evento promoverá o compartilhamento de experiências de sucesso na área.
O Fórum acontece após a realização de duas Rodas de Conversa sobre Cultura promovidas no município, nos meses de agosto e setembro, reunindo o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, o secretário de Cultura e Eventos, Rui Tiago de Oliveira, o secretário de Governo, Luiz Fernando Rossini Pugliesi, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Roberta Barsotti, entre outras autoridades e mais de uma centena de artistas, produtores culturais e representantes do setor na cidade.
As rodas de conversa tiveram como objetivo aumentar a participação da população na discussão sobre o futuro das questões culturais na cidade. Nos encontros, produtores de diversos segmentos da cultura, como audiovisual, cinema, literatura, fotografia, música, dança e teatro, participaram do processo de formulação e adaptação de três anteprojetos de lei, de autoria da vereadora Roberta Barsotti, relacionados à cultura, que instituem: o Sistema Municipal de Cultura; o Conselho Municipal de Política Cultural de Atibaia; e o Programa Municipal de Apoio e Promoção da Cultura.
No Fórum do próximo dia 21 de outubro, os interessados no tema novamente poderão debater sobre esses anteprojetos de lei e, na oportunidade, também será finalizada a redação desses documentos, que na sequência deverão ser encaminhados pelo Executivo ao Legislativo, na forma de projetos de lei, para a devida tramitação na Câmara Municipal.

Deixe uma resposta