Prefeitura de Atibaia inaugura o Canil Municipal da Segurança

Local será destinado para abrigar os cães policiais especialmente treinados para reforçar as ações do GGI da Segurança nas ações de prevenção e combate ao crime

O Canil Municipal da Segurança, que auxiliará as forças policiais que compõem o GGI – Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública no combate e prevenção ao crime, foi inaugurado pela Prefeitura de Atibaia no último sábado, dia 29 de setembro. O local, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), tem 10 baias para abrigar cães policiais. As principais tarefas dos animais serão ajudar a rastrear criminosos, farejar materiais ilegais e salvar vidas.

Construído com a contribuição da sociedade e da Administração Municipal, com doações de materiais da população, de empresas e do Grupo de Apoio às Polícias de Atibaia – GAPA, voluntariado de munícipes e trabalho dos próprios agentes da GCM, o Canil Municipal da Segurança já conta com três cães – uma fêmea da raça labrador, um pastor alemão e um pastor belga de malinois, que serão treinados em faro de entorpecentes e armas.

Alguns dos animais vieram de Uberlândia-MG, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e Polícia Rodoviária Federal; outros foram adquiridos com doações efetuadas pela comunidade. Duas pastoras de malinois (matrizes) e cinco filhotes de pastor de malinois, serão treinados para cooperar em operações especiais, como buscas e salvamentos.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Saulo Pedroso de Souza destacou a importância do envolvimento de toda a equipe da Guarda Civil Municipal para a concretização do espaço. Pontuou também os investimentos do Governo Municipal na área de segurança e falou sobre o engajamento da população e de empresários da cidade, que se uniram, em parceria com a Prefeitura, para tornar possível a entrega do equipamento público.

“A prefeitura vem fazendo um esforço financeiro para complementar o excelente trabalho que as forças policiais têm realizado na cidade. Para citar algumas ações do nosso governo, o aumento na destinação de recursos para a segurança, implantação do plano de carreira para a GCM, aquisição de novas viaturas e armamento; investimentos em tecnologia, com as câmeras de vigilância da Muralha Digital; e a formação de novos agentes da Guarda”, disse o prefeito.

“Ao longo do tempo, as pessoas têm percebido o resultado desse trabalho. E por conta disso é que aconteceu essa mobilização com a sociedade. A concretização do Canil Municipal é resultado da integração, do comprometimento, da responsabilidade e da seriedade com que as ações de segurança são feitas em prol da nossa cidade”, complementou Saulo Pedroso.

Além do prefeito, participaram da inauguração o vice-prefeito, Emil Ono; o secretário de Segurança Pública, Lucas Cardoso; os vereadores Tiaozinho da Farmácia, Fabiano de Lima, Zé Machado, Júlio Mendes e Marcão do Itapetinga; o capitão Wanderley Alves Turolla, comandante da 3ª Cia da PM de Atibaia; o 1º tenente Eduardo das Chagas de Souza, do Corpo de Bombeiros de Atibaia; o inspetor da GCM, Reinaldo dos Santos; o 1º tenente José Augusto Bravo, da Polícia Militar Ambiental; e o delegado da Polícia Civil, Sebastião de Oliveira. Ainda prestigiaram o evento secretários municipais, coordenadores, amigos e familiares dos policiais, o público em geral e a imprensa.

O Canil Municipal da Segurança localiza-se na base da Guarda Civil Municipal – Rua Adolfo André, número 1.792 – Vila Rica.

Deixe uma resposta