Coleta de Sangue do Rotary Club e Casa da Amizade acontece no dia 21

A coleta acontece no Rotary Club de Atibaia – Distrito 4590 – Av. Professor Lucas Nogueira Garcez, 2079.

O Rotary Club Atibaia e a Casa da Amizade darão seguimento ao Projeto Coleta de Sangue, iniciado há quase três anos sempre com sucesso de participação da comunidade atibaiense, com o objetivo de contribuir para o estoque de sangue coletado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemocentro da Unicamp que atende a cidade de Atibaia e região,
Na próxima sexta-feira, dia 21, pouco mais de 90 dias após a última arrecadação, haverá uma nova coleta em conjunto com a equipe daquela entidade especializada. Os doadores deverão se dirigir à sede do clube à Avenida Lucas Nogueira Garcez, 2079, das 9h00 às 12h00.
“O resultado positivo das angariações anteriores, bem como o recorde da última, nos leva a dar continuidade ao projeto trimestral com a expectativa de arrecadar mais cem bolsas de sangue, contribuindo para manutenção de estoque regulador, necessário para aqueles que vierem necessitar de transfusões proximamente”, esclarece José Carlos Carvalho de Souza, presidente do Rotary Club Atibaia.
Na triagem de doadores, feita a partir da apresentação de documento de identidade com foto, o Hemocentro da Unicamp segue normas nacionais e internacionais. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador. Com uma equipe de seis profissionais e infraestrutura de sete macas, a atuação em Atibaia consistirá desde a distribuição de senhas, seleção, entrevistas e coleta, além de fornecimento de atestado aos doadores.
Os companheiros do Rotary Club Atibaia e Casa da Amizade darão apoio na sala de espera e na distribuição de sucos, café e lanche para os doadores, além da participação de um médico responsável.
“Queremos, a exemplo do ocorrido anteriormente, contar com o maior número possível de doadores”, esclarece José Carlos Longo, presidente da Comissão de Projetos Humanitários do RC Atibaia, “e adiantamos que o sangue coletado fica no banco do hemocentro para futuro encaminhamento aos locais com necessidades”.

QUEM PODE DOAR
Entre os requisitos básicos para doação, que serão apresentados na triagem inicial, o homem ou a mulher devem estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e ter peso mínimo de 50kg. É importante ainda estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (tendo evitado alimentação gordurosa nas 4 horas que antecederem a doação).
No momento da doação será necessário a apresentação documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial, tais como carteira de identidade, carteira de identidade de profissional liberal, carteira de habilitação, carteira de trabalho e previdência social.

VACINAS PARA GRIPE E FEBRE AMARELA E QUEM NÃO PODE DOAR
O Hemocentro da Unicamp faz um alerta para os que tomaram vacina contra a febre amarela recentemente: SÓ É POSSÍVEL DOAR AQUELES QUE FORAM VACINADOS HÁ MAIS DE TRINTA DIAS. Também os que foram imunizados contra a gripe só poderão fazer a doação após 48 horas da aplicação. Portanto, para maior tranquilidade e segurança, leve o cartão onde há a data da vacina.
Paralelamente, diversas situações impedem a doação de sangue como estar resfriado (permissão somente após 7 dias do desaparecimento dos sintomas), mulheres em estado de gravidez ou aquelas com 90 dias após parto normal ou 180 dias após cesariana. Também não será possível ser doadora se a mulher estiver amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Outros impedimentos incluem a ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses ou ainda para situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis nas quais é preciso aguardar 12 meses.
Para os que tiveram procedimentos endoscópicos (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc.) será necessário aguardar 6 meses. Aqueles que por ventura tiverem feito extração dentária ou tratamento de canal (verificar medicação) por, pelo menos, 7 dias. Já os que tiverem feito cirurgia odontológica com anestesia geral a doação só poderá ocorrer após 4 semanas.
Se a pessoa tiver participado de sessão de acupuntura, (realizada com material descartável), somente após 24 horas. Se realizada com laser ou sementes, a doação só poderá ser realizada depois de 12 meses.
Os que tomaram vacina contra gripe, a espera mínima é de 48 horas. Para os que tiveram quaisquer tipos de herpes labial ou genital, somente após desaparecimento total das lesões. Os que tiveram Herpes Zoster a liberação é após 6 meses da cura (vírus Varicela Zoster).
Os Impedimentos definitivos são para aqueles que foram vítimas de Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, uso de drogas ilícitas injetáveis, malária.

ROTARY PRESTA SERVIÇOS
O Rotary Club de Atibaia integra o Rotary International, que congrega os Rotary Clubs do mundo Inteiro. É uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary Club International, que comemora 113 anos de fundação em 2018, é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ‘Ideal de Servir’ como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, cujo lema principal é: dar de si antes de pensar em si.

A PRESENÇA DA CASA DA AMIZADE
A Casa da Amizade de Atibaia surgiu em 1976, a partir da fundação do Rotary Club de Atibaia, Distrito 4590, formada por senhoras da sociedade, esposas de rotarianos ou não.
É uma entidade organizada, sem fins lucrativos, que apoia os objetivos do Rotary e auxilia a comunidade carente da região. Por meio de eventos, bazares e parcerias com empresas privadas e públicas, arrecada fundos que são totalmente revertidos em favor da comunidade. São mais de 41 anos de trabalho sério e transparente.

Local – Rotary Club de Atibaia – Distrito 4590 – Av. Professor Lucas Nogueira Garcez, 2079

Deixe uma resposta